SISPATRI 2021
Com a postergação da data da entrega das declarações de IRPF para 31/05/2021, o prazo para os servidores estaduais entregarem a declaração on-line do SISPATRI – Sistema de Controle de Bens Patrimoniais dos Agentes Públicos do Poder Executivo Estadual começará no dia 01/06/2021 indo até o dia 30/07/2021.
Referente ao processo 2020/2019, atingimos a margem de 94% do total de servidores do Poder Executivo Estadual que entregaram a declaração do SISPATRI via sistema dentro do prazo. O processo conta com a mútua cooperação entre a Controladoria Geral do Estado – CGE, gestora do SISPATRI, a SEFAZ e o PRODERJ, responsáveis técnicos pelo sistema, realizando juntas o funcionamento, compartilhamento, intercâmbio de informações e conhecimentos técnicos, com a finalidade específica de viabilizar a utilização do sistema.
Para garantir o acesso de milhares de servidores ao Sistema de Controle de Bens Patrimoniais dos Agentes Públicos do Poder Executivo Estadual (Sispatri) para a entrega anual da Declaração de Bens e Valores, a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) disponibilizou e administrou toda a infraestrutura necessária para a aplicação do sistema, bem como prestou suporte e consultoria na operação. Já o PRODERJ ficou responsável pela sustentação do sistema e implementação de melhorias.
“O Controlador Geral do Estado, Francisco Ricardo Soares ressalta que, considerando a obrigatoriedade da entrega da declaração de bens e rendas por parte dos agentes públicos, o SISPATRI é a ferramenta fundamental para sua realização, e sua plena disponibilidade foi trabalho conjunto e harmônico da CGE, SEFAZ e PRODERJ, possibilitando que atingíssemos o índice de 94% de declarações entregues no exercício 2019/2020.”
“Triplicamos a quantidade de máquinas virtuais e de processadores, garantindo melhoria de desempenho e alta disponibilidade do sistema para uso de todos os servidores. O resultado deste trabalho foi uma disponibilidade de quase 100% e uma experiência de uso fluída e sem lentidão, mesmo com uso simultâneo e milhares de acessos diários durante todo o período, ainda que em momentos de pico. Este trabalho não teria sido possível sem a parceria com a Controladoria Geral do Estado, Proderj e Casa Civil”, afirma o subsecretário de Tecnologia da Sefaz, Gabriel Blum.
“O PRODERJ vem trabalhando intensamente para modernizar a gestão pública e colocar a tecnologia como aliada de uma ação tão importante como o Sispatri. Isso impacta diretamente a vida do servidor estadual. Gostaria de agradecer ao apoio e empenho de toda área técnica da autarquia”, destacou o presidente do PRODERJ, Mauro Farias.