Selo do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção – PNPC

Publicado por Ajuste de TI
20 de dezembro de 2021 às 10:41

A Controladoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro recebeu no  dia 20/10/21 o selo de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção – PNPC. Além de aderir ao programa, a CGE-RJ também se colocou como um agente divulgador das ações perante os órgãos e entidades estaduais.

A marca de participação foi concedida pela Rede de Controle de Gestão Pública, após uma autoavaliação no Sistema e-Prevenção, ferramenta que permite realizar diagnósticos quanto às fragilidades existentes para a prevenção contra corrupção e visa à implementação de boas práticas nos temas prevenção, detecção, investigação, correção, monitoramento e transparência.

O programa é uma proposta da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e a Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), sob a coordenação nacional do Tribunal de Contas da União e da Controladoria-Geral da União, a ser executada nos estados e no Rio de Janeiro pelas Redes de Controle locais.

No Estado do Rio de Janeiro, o trabalho está sendo conduzido pela Rede de Controle da Gestão Pública do Estado do Rio de Janeiro, por meio de ação exclusivamente dedicada ao programa, composta por representantes de diversos órgãos de controle no estado. O PNPC teve 62 adesões no Poder Executivo Estadual, com um percentual de conclusão do questionário de 84%, demonstrando o interesse em aprimorar os sistemas de integridade e gestão de riscos, bem como o comprometimento com a governança no âmbito da administração pública estadual.