NOTÍCIAS

Posse 3ª Turma Auditores do Estado

Publicado por ASCOM
26 de novembro de 2025 às 10:19

Governo do Estado dá posse a 16 novos auditores e reforça estrutura da CGE RJ

Servidores foram aprovados no primeiro concurso para o cargo realizado pelo órgão


O Governo do Estado do Rio de Janeiro deu posse, nesta terça-feira (25/11), a 16 novos auditores da Controladoria Geral do Estado (CGE RJ), em cerimônia realizada no Palácio Guanabara. O ato contou com a presença do controlador-geral do Estado, Demétrio Abdennur Farah Neto, e representa um novo avanço no fortalecimento das funções de controle e governança na administração pública fluminense.

– A chegada dos novos auditores reforçará o trabalho que a Controladoria Geral do Estado já vem desempenhando para a garantia de um Estado cada vez mais forte e transparente. Todos esses novos servidores contribuirão para o aprimoramento da gestão pública, para a governança, refletindo na entrega de políticas públicas de qualidade para a população fluminense – declarou Cláudio Castro.

A nova turma, aprovada no primeiro concurso público realizado pelo órgão, passa a integrar o quadro de auditores do Estado, ampliando a capacidade técnica da CGE RJ e contribuindo para o aperfeiçoamento das práticas de fiscalização, monitoramento de políticas públicas e promoção da transparência.

Durante a cerimônia, o Controlador-Geral destacou a importância do ingresso dos novos servidores e reforçou o compromisso da instituição com a qualificação profissional.

– A posse desses novos auditores revela o esforço permanente da Controladoria Geral do Estado em investir na excelência técnica. Com isso, reforçamos uma equipe altamente capacitada, que atuará no aprimoramento do controle do Estado e na promoção de práticas cada vez mais eficientes – afirmou Demétrio Farah.

Fortalecimento da governança

No evento, também foram apresentados os avanços da Controladoria no processo de certificação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), framework internacional reconhecido pelo setor público que orienta diagnósticos, autoavaliações e melhorias contínuas, contribuindo para o fortalecimento da governança e o aumento da maturidade da atividade de auditoria interna.

A partir da posse, os novos auditores iniciam um curso de formação com conteúdos voltados às áreas de auditoria, corregedoria, integridade e ouvidoria. A capacitação integra a política de desenvolvimento profissional da Controladoria e é considerada etapa fundamental para o desempenho das funções estratégicas que qualificam e ampliam a efetividade das ações de controle no Estado.

Clique para escutar o texto falado