Lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção no Estado do Rio de Janeiro
Aconteceu na manhã de hoje (28/06) o lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção no Estado do Rio de Janeiro (#PNPC), que tem por objetivo reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.
O PNPC é uma proposta da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e a Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), sob a coordenação nacional do Tribunal de Contas da União e da Controladoria-Geral da União, a ser executada nos estados e no Rio de Janeiro pelas Redes de Controle locais.
No Estado do Rio de Janeiro, o trabalho está sendo conduzido pela Rede de Controle da Gestão Pública do Estado do Rio de Janeiro, por meio de Ação exclusivamente dedicada ao Programa, composta por representantes de diversos órgãos de controle no estado.
O Controlador-Geral, Francisco Ricardo Soares, falou sobre o Programa de Integridade Pública e Privada no estado e a coordenação técnica pela Controladoria, ressaltando a utilização de Sistema (denominado SINTEGRI), desenvolvido na própria CGE para gestão dos riscos de órgãos estaduais, além do auxílio a produção do Plano de Integridade respectivo. Ressaltou também sobre a expertise dos servidores no projeto e os esforços para se modernizar a Controladoria pondo em prática um controle interno mais eficaz, com a utilização de business intelligence (BI) em extração e análise de dados, ferramenta esta que auxilia os trabalhos de prevenção a corrupção, falhas e desvios, com um maior empreendimento nos trabalhos da CGE e demais secretarias do Governo do Estado.