NOTÍCIAS

Certificação Nível 2 IA-CM

Publicado por ASCOM
5 de dezembro de 2025 às 12:23

CGE RJ é certificada no Nível 2 do IA-CM durante a 56ª Reunião Técnica do Conaci                                                                                                                             

A Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE RJ) participou, nesta quinta-feira (04/12), da 56ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), ocasião em que foi certificada no Nível 2 do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), com validação internacional.

A certificação foi entregue ao Controlador-Geral do Estado, Demétrio Farah, ao Auditor-Geral do Estado, Cid do Carmo, e aos demais representantes da Controladoria que compuseram a equipe responsável pela evolução institucional no modelo, Luiz Ricardo Calixto, Vitor Asis, Adriana de Carvalho, Carla Guimarães, Márcio Romano, Aline Ribeiro e Wallace Polydoro.

“Esta certificação reafirma nosso compromisso com a adoção de práticas que elevam a qualidade da gestão pública. É um marco que demonstra nossa evolução institucional e o impacto do trabalho técnico realizado pela nossa equipe”, destacou o Controlador-Geral, Demétrio Farah.

O IA-CM é um framework internacional desenvolvido pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA), com apoio do Banco Mundial, que orienta uma auditoria interna moderna, eficiente e alinhada às necessidades de gestão, governança e conformidade. No Brasil, o modelo é recomendado pelo Conaci como instrumento estratégico para fortalecer a atividade de auditoria no setor público, servindo como referência para a adoção de práticas consolidadas e orientadas à melhoria contínua.

A validação presencial do Nível 2 ocorreu nos dias 17 e 18 de novembro, conduzida pelos avaliadores José Armando Rodrigues de Sousa Neto (CGE MS) e Severino Gilson Peixoto de Oliveira Júnior (CGE PB), com participação integral da Auditoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (AGE RJ). Prevista na Resolução Conaci nº 004/2022, essa etapa consiste na verificação técnica e in loco da aderência aos requisitos essenciais do modelo, resultando na emissão de um relatório válido por cinco anos. Ao alcançar o Nível 2, a CGE RJ demonstra possuir processos estruturados e padronizados, alinhados às melhores práticas internacionais, fortalecendo a qualidade da auditoria interna e agregando valor à gestão pública estadual.

“Este resultado é fruto de um trabalho consistente de preparação, aprimoramento e dedicação. A validação externa confirma que estamos no caminho certo para elevar a maturidade da atividade e a efetividade das nossas entregas”, afirmou o Auditor-Geral do Estado, Cid do Carmo.

Clique para escutar o texto falado