NOTÍCIAS

Controle Interno Fontes Abertas

Publicado por ASCOM
14 de novembro de 2025 às 10:24

CGE RJ promove treinamento sobre controle interno com uso de fontes abertas

Capacitação ministrada por especialista da Polícia Civil do Estado abordou técnicas de pesquisa e verificação de informações em ambientes digitais.

A Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE RJ) realizou, nesta quarta-feira (13/11), o treinamento “Controle Interno através de Fontes Abertas”, ministrado pelo Inspetor da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e professor Israel Carbone.

A abertura do evento foi conduzida pelo Controlador-Geral do Estado, Demétrio Abdennur Farah Neto, que destacou a importância da capacitação contínua dos servidores e do uso de ferramentas tecnológicas para o fortalecimento das ações de controle interno.

Voltado ao aperfeiçoamento técnico para servidores da CGE RJ e outros órgãos, o treinamento abordou métodos de pesquisa, análise e verificação de informações disponíveis em fontes públicas e digitais. Entre os temas tratados estiveram o ciclo de inteligência aplicado, estratégias de busca avançada, rastreamento técnico por meio de DNS e IPs, verificação de imagens e vídeos, geolocalização e análise de vínculos e redes sociais (SOCMINT).

De acordo com o Controlador-Geral, a iniciativa reforça o compromisso da CGE RJ com a inovação e a transparência na gestão pública.

“O uso de fontes abertas e técnicas de inteligência contribui para tornar as ações de controle mais efetivas e alinhadas às novas demandas de integridade e prevenção de irregularidades no serviço público”, afirmou Demétrio Abdennur Farah Neto.

A atividade faz parte do programa permanente de capacitação e desenvolvimento dos servidores, que busca integrar conhecimento técnico e novas tecnologias em prol da eficiência e da boa governança pública.