1 Ano Posse Auditores

Concurso Público: 1 ano da posse da primeira turma de Auditores
A Controladoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE RJ) celebra, em setembro de 2025, um ano da posse da primeira turma de Auditores do Estado aprovados no concurso público realizado pelo órgão. O ingresso dos 29 auditores em setembro de 2024 e, posteriormente, de mais 13 em agosto de 2025, marcou a consolidação da carreira própria de Auditor do Estado da CGE RJ e reforçou a estrutura técnica da instituição.
O concurso, autorizado pelo governador Cláudio Castro e organizado pelo Cebraspe, teve edital publicado em outubro de 2023 e homologação final em maio de 2024.
A posse da primeira turma ocorreu em 20 de setembro de 2024, no Palácio Guanabara, em cerimônia com a presença do governador Cláudio Castro e do Controlador-Geral do Estado, Demétrio Farah. Desde então, os auditores passaram a atuar em áreas estratégicas da Controladoria, ampliando a capacidade de fiscalização e fortalecendo a transparência e a boa governança no Estado.
Até então composta por auditores oriundos da Secretaria de Fazenda, a CGE RJ passou a contar com servidores aprovados em seu próprio concurso. Criada em 2018, a instituição é responsável pela coordenação do Sistema de Controle Interno do Estado do Rio de Janeiro (SICIERJ) e reúne as funções de auditoria, ouvidoria, corregedoria e integridade. A entrada dos concursados representa um avanço histórico para o fortalecimento do controle interno estadual.