8º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) aconteceu nos dias 2 e 3 de junho, em Belo Horizonte – MG
A Controladoria Geral do Estado, representada pelo Controlador-Geral, Demétrio Farah, e a Secretaria de Estado de Fazenda, representada pelo Subsecretário de controle interno da Fazenda, Rodrigo dos Santos Neves, juntamente com os Controladores dos Estados das regiões Sul e Sudeste, foram recebidos pelo Controlador-Geral de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, para participarem do primeiro dia da programação do 8º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste, em Belo Horizonte.
Os tópicos trabalhados pelo Grupo de Trabalho durante o encontro foi sobre a Transparência, Controladoria e Ouvidoria, sendo eles:
Como integrar a atuação das macro funções do controle (ouvidoria, controladoria, auditoria e corregedoria) no combate ao assédio sexual no ambiente escolar.
Que tipo de solução, envolvendo tecnologia, pode ser desenvolvida para aprimorar a gestão e a integridade pública em áreas com alto risco de fraudes e corrupção.
No segundo, e último dia de programação, os Controladores dos Estados do COSUD se reuniram na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), para a apresentação dos resultados das construções coletivas nos GTs e leitura da carta magna, assinada por todos os sete chefes do Executivo, com os entendimentos e pleitos acordados em mais uma fase do Cosud.
O COSUD foi criado em Minas Gerais, no dia 16 de março de 2019, e tem como objetivo principal consolidar a agenda de cooperação entre os governos do Sul e Sudeste, com temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais dessa região.